Novas ferramentas de chinês

大家好。
Faz um tempão que não escrevo um post. Estou me empenhando para revisar meu chinês desde as lições mais básicas e dando muita ênfase pra leitura, escrita e entonação (não só para vocabulário e regras gramaticais).
Lá na escola usamos papel milimetrado para praticar várias vezes a escrita de cada palavra nova. Pode parecer uma metodologia arcaica ou infantil, mas na repetição que decoramos e compreendemos um pouco do sentido que o chinês dá para cada palavra. Estou literalmente reaprendendo a ler e escrever… como quando tinha 6 anos de idade.
Com isso, resolvi procurar novas ferramentas para agilizar o processo. Vou citar 2 aqui:
Uma é o procurar assistir canais de TV online. Pode procurar no Google, alguns dá pra ver do próprio navegador, outros abrem diretamente do link no Media Player e há também programas específicos que funcionam como box de tv a cabo.
A maioria dos canais chineses coloca legenda em tudo que é falado, afinal há varios dialetos na China mas a escrita é única…
Estou usando o programa TVUPlayer da TVU Network e os canais JingsuTV. Tem canal de filme, infantil, notícia, geral e entretenimento e todos tem uma pronúncia fácil de entender. Infelizmente passam o mesmo comercial várias vezes seguidas, mas ajuda a decorar algumas palavras…
Outra ferramenta nota 10 é o programa Pleco. Este apenas para Windows Mobile :(.
Nem dá pra descrever como é bom o programa. Tem escrita através de pinyin e reconhecimento de ideogramas desenhados na touchscreen, pronúncia de todas as palavras (ótima pronúncia, diga-se de passagem) e uma sessão de flashcards com muitas opções. Desde opções como ditado, revisão, resposta com múltipla escolha, escrita, tons, sequência de escrita entre outros. Não um professor, afinal não vem com aulas na memória, mas definitivamente a ferramenta de bolso mais avançada que poderia se esperar. Quanto mais contato com a língua, mais fácil aprender…

Bom estudo a todos. 再见!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

     

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>