Mandarim pelo Livemocha

Clique no logo visitar

Se vocês já procuraram um meio de aprender diversas línguas na internet, já devem ter se deparado com o Livemocha. Ele é uma comunidade virtual que oferece 38 idiomas (até o momento) para o aprendizado grátis. E mandarim está entre eles. É como o cruzamento do orkut com um livro de curso de idiomas.

Já testei diversos softwares para aprendizado de chinês e outras línguas (como o programa Rosetta Stone, o mais popular no mundo que também oferece diversas línguas) e o Livemocha segue mais ou menos o mesmo padrão. Define o conteúdo que é importante para o aprendizado de uma nova língua e traduz essa metodologia para diversos idiomas. Logo sempre começa com frases como: “O homem é alto, a criança é baixa”, “A flor é amarela, a árvore é verde” independente se você está aprendendo italiano, chinês, catalão ou bulgaro.

Tela da unidade 1 do curso Mandarim 101

Você não aprenderá diálogos como no livro 新买用汉语课本 mas verá mais intensamente o uso das palavras de cada lição. Terá tradução, romanização(pinyin) e ideogramas(hanyu) para aprender. (Recomendo fortemente só usar a tradução quando não conseguir julgar o sentido do que está lendo. Como já falei, traduzir do chinês é mais complicado que outras línguas.) Mas o uso dos recursos de imagem e áudio além das atividades repetitivas, tornam um bom sistema de memorização.

Cada lição leva em média 40 minutos para ser feito com calma e atenção. E no final você precisa ler e escrever um texto ou algumas frases que serão avaliados por outros membros da comunidade que já dominem o idioma que você está aprendendo. Para contribuir você poderá fazer isso por outros membros que estejam aprendendo o idioma que você já domina. Com isso você ganha créditos que pode trocar por download de parte das aulas. É possível também como em toda comunidade, fazer amigos e conversar com outras pessoas, inclusive até combinar aulas particulares.

Não é excelente como ferramenta única de aprendizado, mas com certeza é um aprendizado válido se agregado com outros métodos. Principalmente para nós brasileiros que somos expostos a pouco conteúdo em chinês. Acesse aqui.

2 comments on “Mandarim pelo Livemocha

  1. Gabi disse:

    Ebaaaa! De graça de novo!!!

  2. André Gusmão disse:

    Eu estou estudando pelo Livemocha e estou adorando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

     

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>