2ªRevisão Lição 1 (第一课): 你好

Quanto mais a gente revê, mais a aprendemos. Certo? Achei uns vídeos educativos legais no youtube hoje e vou apresentá-los aqui. Então pela última vez, vamos rever as frases aprendidas na lição 1, dediquem: 5 minutos para ver  e rever os vídeos repetindo atenciosamente. Acrescentando 2 novidades:

  • 您 (Nín): é a forma mais educada do pronome “Você”. É usado em ocasiões formais ou quando tratar com pessoas mais velhas. Muito utilizado com professores, ou em situações comerciais.
  • 你们(Nimem): é o mesmo ni (3ºtom) de você, com a partícula: 们 men (sem tom) e que indica plural.

Eu gostei muito da pronúncia da nossa apresentadora oriental. Reparem nos tons, como são pronunciados.

Vocês conseguem repetir os sons exatamente igual? Repararam como é necessário forçar um pouco a língua e a garganta para conseguir reproduzir os sons. Me lembra um pouco aqueles exercícios de aquecimento de cantores e de fonoaudiologia. Ano repassado eu escrevi um post sobre os 4 tons do mandarim. Esse post foi retirado do ar para reformulação e será meu próximo post. Se ainda tem alguma dúvida, ela será sanada já já! Mas continuem praticando!

再见!(obs: isso em pinyin é “zai jian”, pronuncia-se em nosso português: dzái dién, e significa: tchau!)

Vídeos do curso de mandarim do site Radio86.

2 comments on “2ªRevisão Lição 1 (第一课): 你好

  1. Si Magalhães disse:

    Olá. Iniciei o curso de “Mandarim” agora e estou achando fantástico. Muito bom também contar com o seu blog. Parabéns. Sua iniciativa é uma ferramenta importante, principalmente para aqueles que, como eu, resolveram entrar neste maravilhoso mundo dos sinais. Abraços. ;-)

    • X-nês disse:

      Fico feliz que tem gostado. Embora o estudo do mandarim não seja dos mais fáceis, é definitivamente uma língua muito rica, boa parte da história cultural da China está registrado em sua língua. Espero que continue sempre motivado e que possamos contribuir para que a língua seja mais difundida entre nós brasileiros. Obrigado! Abraço! PS: Só não entendi o termo “mundo dos sinais”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

     

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>