Pronúncia do Pīnyīn

Olá todo mundo. 大家好!Então você já deve saber que o pīnyīn (拼音), que ao pé da letra significa “som soletrado”, é um método de romanização do mandarim. Ou seja, é uma forma de escrever, usando o alfabeto latino, todos os sons que fazem parte do mandarim. O mandarim é o idioma oficial da China e de Taiwan, mas é apenas 1 dos mais de 200 dialetos que existem na China. O pinyin se aplica apenas para o mandarim. Este, junto com os post dos 4 tons de mandarim é o post mais importante para quem quer aprender o mandarim. Está é uma técnica que precisa tanto ser dominada que além de todo valor educacional, já me disseram que há produtos e placas na China que junto com os ideogramas vem também o pinyin. Este é um post que merece atenção. Temos 10 minutos de vídeo e recomendo que assistá-0s (não precisa ser de uma vez) pelo menos 3x. E pratique, repita sem vergonha. Vamos lá, tempo de dedicação: 30 minutos.

Agora será que você consegue ouvir algumas palavras ou frases em mandarim e deduzir o pinyin? Que tal voltar no post do 王力宏 ou da música 月亮代表我的心? Parabéns se você assistiu aos 2 vídeos mais de uma vez. Este foi um post difícil, 加油 ! (Jiāyóu – Parabéns)

加油 (Jiāyóu): pode é usado para torcer, dando força: “China jiayou!” e para parabenizar no caso de uma vitória também, algo como “Congratulations”!

3 comments on “Pronúncia do Pīnyīn

  1. Francisco disse:

    Obrigado, estava a procirar vídeos bons para a pronunciação, estes têm sido muito úteis. alternando os vídeos com a música fica bem motivante! Obrigado!

  2. Angelie. disse:

    Olá! Amei o seu blog. Cheguei à China ontem à tarde e estou tentando aprender o básico para e comunicar. Meu marido vai trabalhar nas redondezas de Guanzou por 1 ano e vamos morar aqui. Mas não consigo asistir aos videos, pois o Youtube é bloqueado aqui. Existe uma outra forma de assistir aos videos?

    Angelie.

    • X-nês disse:

      Existe sim através do site da CCTV, entra em english.cntv.cn e lá dentro você encontrará muitos vídeos que vão te ajudar!
      Boa estadia Angelie e se possível, escreve pra gente como está sendo sua experiência! Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

     

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>