Zhongwen.com

Olá. 大家好. Vou apresentar um site que gosto muito e às vezes me quebra um galho. Este acredito que seja o primeiro site de chinês que naveguei: zhongwen.com. É um dicionário chinês com todas as informações que encontraríamos em um dicionário de papel.

A diferença é que no papel é tudo organizado pelo número de traços que compõe o símbolo (ideograma ou pictograma). Partindo do número de traços de seu radical (componente) principal até chegar ao símbolo completo (caso ele seja composto de mais de um elemento claro). Esta é uma explicação que será detalhada em outros posts. No site você pode pesquisar (o search tá em inglês lá no alto da página) por pinyin ou pela palavra em inglês. O legal é que ele mostra todas as variações possíveis daquela palavra traduzida em chinês ou todas as palavras que iniciam pelo pinyin selecionado. Todos os símbolos presentes na tela são pesquisáveis também.

zhongwen.com

Veja a pesquisa que fiz pelo pinyin “wen”. Inicialmente apresentou a palavras correspondentes a “wen” nos 4 tons (13 palavras ao todo!). Depois todas as palavras compostas inicialmente por “wen”.
Só uma observação: dependendo do tom “wen” pode ser “perguntar”, “língua escrita”, “beijo ou beijar” entre outras. Na forma escrita o ideograma identifica qual é qual. Na língua falada além do tom é preciso ver o contexto em que se diz para ter certeza do significado.

A página é dividida em 3 colunas, a da esquerda é a principal, a do meio é o resultado da pesquisa de um símbolo e a da direita é a apresentação do símbolo selecionado numa espécie de árvore genealógica (de acordo com o radical principal e outros elementos que ainda preciso aprender também). A língua escrita chinesa é única embora existam duas formas em que alguns símbolos são escritos: a tradicional e a simplificada. Infelizmente o site se encontra na forma tradicional apenas, que ainda é bastante usada na China como em Hong Kong. Mas mesmo assim é ótimo para aprender alguns ideogramas novos mesmo com todos os recursos dos Googles Translators de hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

     

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>