Hoje é dia da Festa da Lua – parte 2

Chang'e foi pra Lua

Nimen hao! Hoje fui comemorar o  中秋节 (zhong qiu jie) lá na Huawen, minha escola de mandarim aqui em BH. Cantamos algumas músicas, aprendemos algumas das históricas lendas que fazem parte deste feriado chinês há milênios e comemos um pouco do bolo da lua.

No começo da aula vimos um pouco da comemoração que foi ao ar ontem (porque a China está meio dia na nossa frente, certo?) no canal CCTV4. Resolvi procurar o vídeo para mostrar para vocês. Colocaram os 90 minutos do show no ar, e sei que praticamente ninguém vai querer assistir tudo, mas se alguém quiser dar uma conferida, clique aqui. Muito grande o nível da produção.

Eis a primeira parte da apresentação. Reparem que nos primeiros minutos, vários artistas no palco recitam junto: 中秋节 快乐!(Zhongqiujie Kuaile!): Que seria a mesma coisa de: “Feliz Festa de meio de Outono!”. Sim, “kuài le” é usado para desejar “feliz” algum evento. Ano novo, aniversário, festa de primavera, meio de outono, eventos assim em geral.

Não é minha família. Não achei fotos pro post.

Os chineses gostam muito de reunir os amigos em casa e assistir essas festas televisionadas. É realmente um programa muito comum e muito legal também. Sempre com muitas famílias juntas, gente falando alto, muita bebida e comida farta. Minha família chinesa, que mora numa cidade do interior de Minas Gerais, certa vez até reuniu com as outras famílias chinesas para comprar uma antena de satélite para receber o sinal da CCTV em nossas casas. Reuniam para festejar e para ver novela frequentemente. E você achava que novela era algo só de latinos?

中秋节快乐!

One comment on “Hoje é dia da Festa da Lua – parte 2

  1. [...] Essa é 弦子 Xián zi e se alguém lembra dela é de umas das primeiras músicas cantadas no especial de TV da festa da Lua que eu postei. Umas das cantoras da nova geração da música chinesa. Este é o álbum 天真 dela, e estes são [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

     

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>