Hoje é dia da Festa da Lua!

Hoje, 15º dia do oitavo mês no calendário lunar chinês, celebra-se a Festa do Meio Outono (中秋节; pinyin: Zhōngqiūjié), também conhecido como Festival da Lua. Atividades comemorativas são realizadas em diferentes lugares da China. Nesse festival, os chineses celebram o final das colheitas de verão há 4 mil anos. A tradição representa a reunião familiar e a felicidade.

兔爷 (Tuye)

Em Beijing, a Festa do Meio Outono tem como mascote este ano o “tuye”, coelho esculpido em argila, típico de Beijing. As bonecos tuye se originaram da lenda do “Coelho no Palácio da Lua”. Nos últimos dias, as lojas que vendem o tuye tiveram bons negócios. No Centro Comercial de Guorui, a moradora de Beijing cujo sobrenome é Li, acabou de comprar alguns bonecos tuye. Ela disse à nossa reportagem:

“Antigamente, as pessoas sempre ofereciam bolos da lua como presente para os familiares e amigos. A minha família também recebia muitos. Porém, se os bolos não fossem comidos dentro da validade, eram jogados no lixo, o que é um desperdício. Este ano, eu vi que o tuye estava a venda nas lojas. É muito interessante e é fácil de preservar. Por isso, comprei alguns como presente.”

A Festa do Meio Outono também é um dos três principais festivais das lanternas na China. No conjunto de lojinhas do Centro Comercial Yuyuan, de Shanghai, os prédios de arquitetura antiga chinesa foram decorados com numerosas lanternas coloridas. Todo o centro passou a parecer o palácio lunar, o que é um grande atrativo para os visitantes.

Festival das Lanternas (Taiwan 2006)

Bolo da Lua

Além de contemplar a lua e recitar poemas, provar os diferentes bolos da lua também é um dos costumes tradicionais dos chineses. O bolo lunar é um tipo de alimento cozido, envolto de farinha de trigo, com recheios diferentes. Os recheios mais comuns são de nozes, pasta de jujuba, purê de feijão açucarado, gema do ovo, e sementes de lótus. No passado, o bolo lunar era feito em casa. Porém, hoje em dia há padarias especializadas na produção de bolos lunares. As condições atuais permitem que a produção fique cada vez mais esmerada e requintada.

Na cidade histórica de Yangzhou, no leste da China, os habitantes também estão acostumados a cozinhar pastéis redondos, que significam a reunião da família e a boa colheita. O especialista de costumes populares Huang Jilin explicou a origem do bolo da lua:

“Na realidade, tanto o bolo da lua quanto o pastel redondo são usados para representar a reunião familiar. A China começou a ter pastéis na dinastia Jin (entre os anos de 265-420). Porém, os bolos redondos passaram a ter o significado de reunião familiar na dinastia Song (entre os anos 960-1279).”

Existe um verso dizendo que “as pessoas vão ter mais saudade de seus familiares e amigos durante os festivais”. Neste dia de reunião familiar, as pessoas que vivem ou trabalham longe de sua terra natal ligam para seus familiares ou enviam bolos da lua por correio para expressar sua saudade. Outro morador de Beijing, de sobrenome Bai, disse:

“Trabalho longe da minha terra e não conseguirei passar a Festa da Lua com a minha família. Enviei bolos da lua e presentes para os meus parentes. Apesar de não conseguir voltar para casa, não posso me esquecer cumprimentá-los.”

O distrito de Zhouqu, no oeste da China, que foi atingido por deslizamentos graves em 7 de agosto, tem recebido presentes e bolos da lua oferecidos por outros lugares da China. O presidente da Cruz Vermelha de Zhouqu, Liu Peng, avaliou:

“Pensamos em doar esses bolos da lua para as vilas mais atingidas e para os idosos solteiros e viúvos. Esperamos que eles também passem um festival alegre.”

Em 2006, o Governo chinês declarou o Festival como patrimônio cultural intangível e passou a ser uma festa nacional em 2008.

fonte: CRI e Wikipedia

One comment on “Hoje é dia da Festa da Lua!

  1. Gabi disse:

    Se tiver bolo da Lua lá na festa e de for dde nozes ou jujuba vc tem q trazer um pra mim viu amor!?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

     

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>