Contando de 1 a 10 em mandarim e sinais

Este é um convencionalismo chinês, contar até 10 usando sinais de uma mão só. Aprendi com um professor de mandarim que tive. Muito legal isso, prático pra conversar de longe né… Imagino como teria facilitado minha vida nas provas da faculdade e do colégio.

Vamos aproveitar para aprender então os 10 primeiros números em mandarim?

  1. 一 : yī
  2. 二 : èr
  3. 三 : sān
  4. 四 : sì
  5. 五 : wǔ
  6. 六 : liù
  7. 七 : qī
  8. 八 : bā
  9. 九 : jiǔ
  10. 十 : shí

0. 零 : lìng

Vamos rever agora a contagem e os símbolos (reparem que o número 7 七 está diferente, existe mais de uma forma de contar usando os sinais de mão em chinês, eu aprendi com as formas do vídeo anterior, com exceção da última forma do número 10 usado a seguir com o indicador e médio cruzados que eu também uso muito):

Já decoraram a contagem? Muito atenção a entonação! O número 4 em outro tom pode significar “morte” (aliás, motivo pelo qual é conhecido como o número do azar na China). O número 10, 7, 5 e 2 também tem seus sons utilizado bastante em outras palavras com outras tonalidades. 再见!

One comment on “Contando de 1 a 10 em mandarim e sinais

  1. [...] que alguém que viu o post sobre contando de 1 a 10 reparou algo em como se diz 16 em mandarim? Se diz: 十六  shí liù, ou seja, traduzindo ao pé [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

     

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>