Hànzì: Escrevendo "Eu": 我 Wǒ

Vamos começar com uma série nova produzida por mim chamada “Hànzì” onde ensinarei a origem de um símbolo chinês e como escrevê-lo. Todo símbolo chinês é chamado de hànzì 汉字. Através da etimologia do desenho você poderá compreender melhor seu símbolo e assim como todo chinês aprende, memorizá-lo melhor. E vamos começar pela palavra mais importante em qualquer língua: Eu!

O hanzi 我 (wǒ) é composto de uma mão do lado esquerdo (手) segurando uma lança à esquerda (戈). O radical 手 (shǒu) é usado na sua forma de扌(sua forma utilizada quando combinada com outros caracteres). A mão segurando a lança é um símbolo que transmite a idéia de afirmação do próprio ego. Por isso este ideograma é uma representação apropriada de: “Eu”.

Vamos aprender escrevê-lo:

Na China dizem que tudo que se escreve e se lê pelo menos 16 vezes acaba sendo aprendido. Não sei porque exatamente 16 vezes… mas é assim que ensinam. E sim, a ordem dos traços importa assim como no nosso alfabeto, embora o mesmo resultado possa ser obtido de outra forma, sabendo o jeito certo adquiri-se velocidade e ajuda escrever outros hanzis compostos além de enxergar melhor sua construção. Afinal de conta, é uma padronização que começou a milhares de anos e foi aperfeiçoada por muito tempo. Ahhh! Sem contar que se você for usar desenho para digitar um hanzi num computador ou celular  com touch-screen, tem grandes chances do sistema de reconhecimento falhar e confundir com outro hanzi.

Fonte: www.writeinchinese.com e mandarim.about.com

5 comments on “Hànzì: Escrevendo "Eu": 我 Wǒ

  1. Vai ter que me ensinar naquele caderninho de quadradinhos!
    Mas que engraçado essa história de 16 vezes!
    hihiiihih

  2. Ruth disse:

    É muito difícil :( Ñ tou conseguindo!

    • X-nês disse:

      Dica: o primeiro e segundo traço você faz em um movimento só, como se fosse um V deitado mas onde será a junção das 2 retas do V, você tira o lápis do papel. O 3º e 4º traços você também faz com um movimento só como se fosse a letra J em minúsculo (desce e termina fazendo o começo de uma volta pra esquerda, aí vc tira o lápis do papel e continua como se fizesse a volta subindo cortando esse último traço que desceu). O 5º traço traço você usa um movimento só pra ele e por fim o 6º e 7º traços também são feitos em um único movimento como se fosse desenhar parte de uma circunferência. Tenta agora esses 4 movimentos. Espero que facilite, é assim que eu assimilei.

  3. Ruth disse:

    Obrigada!
    Por onde devemos começar a escrita? Quais são os 1ºs que devemos aprender?

    • X-nês disse:

      Algumas pessoas acham que devemos começar pelos mais simples. Com menos traços, mas a maioria acredita que seja melhor começar pelos mais usados, logo, o diálogo: “Como você está? Eu estou bem, e você?” 你好吗?我很好,你呢? acho que são os primeiros. Depois talvez os números de 1 a 10: 一,二,三,四,五,六,七,八,九,十 e talvez bom dia, boa tarde, boa noite, 早上好,下午好,晚上好. Mas acho melhor você dar uma olhada nos diálogos do curso Growing Up With Chinese que postei aqui no blog. Vai ali em CATEGORIAS lá em cima no menu da direita, e fica dentro da sessão Mandarim. As aulas vão numa didática muito boa!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

     

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>