Livro: Gramática Chinesa

你好!Nǐhǎo! 好久不见!Hǎo jǐu bù jiàn! (Quanto tempo não nos vemos)

Tem uma semana e meia que não posto. De lá pra cá tive que dar um pouco de férias pro blog (pois já não havia mais posts pré-programados), devido a uma série de compromissos profissionais e familiares. Cursos noturnos, aniversário meu, do meu irmão e de 3 grandes amigos, feriadão e até o show do Black Eyed Peas aqui em Belo Horizonte alteraram meu ritmo normal. Até meu estudo pessoal de mandarim sofreu um pouco, mas agora voltemos a nossa programação normal.

Como de costume estou sempre pesquisando livros famosos para complementar minha biblioteca de chinês e sentia muito falta de uma gramática! Nunca achei uma muito legal, mas resolvi pesquisas livros no Amazon e acabei pelo menos chegando num título legal. Baixei e estou até gostando. Normalmente os livros costumam partir de conversas para ensinar chinês, mas através da gramática, temos acesso as regras que dão origem as frases podendo ir a fundo em um conceito específico ao invés de ver apenas sua aplicação em um contexto hipotético.

Shaum Chinese Grammar

Um exemplo disso é o estudo dos classificadores numéricos. Sempre vemos isso nas lições de aprendizado, mas os livros sempre deixam para explicar de pouco a pouco. Em chinês, sempre que vamos falar sobre quantidades de algo, temos que utilizar entre o número e o objeto, um classificador numérico que indica que tipo de objeto estamos lidando. Por exemplo, em chinês não se pode dizer “Quero duas cervejas”, é preciso especificar sempre “Quero duas garrafas de cerveja”. A primeira frase traduzida ao pé da letra não faria sentido. Um exemplo mais prático seria dizer por exemplo “Tenho 3 animaizinhos cachorros” quando se quer dizer “tenho 3 cachorros” ou “Custa 5 contos de real” pra dizer “custa 5 reais”. Quer ver mais a respeito? Baixa este livro e abra na página 23 😉 Espero que ajude no estudo de vocês como tem ajudado no meu!

Baixar o livro de gramática.

 

再见!

Atualização: O link está down novamente. Estou procurando outro link mas até agora não achei. Tá difícil desta vez.

11 comments on “Livro: Gramática Chinesa

  1. mario disse:

    Link off
    arquivo removido

    • X-nês disse:

      谢谢你!
      Link consertado!

      • Andre de Oliveira Basso disse:

        Obrigado quero saber se tem este livro de gramatiaca em portugues chines ou outro que possa me indicar

        • X-nês disse:

          Olá André, infelizmente não tenho conhecimento de nenhum livro de gramática de chines em português. Na verdade os poucos livros brasileiros de chinês que já vi, tinham uma qualidade tão baixa que mais acho perda de tempo. Falo isso pois já passei 1 ano estudando com livro brasileiro. Ainda torço pelo dia que esse buraco seja sanado. Isso obriga o inglês ser um pré requisito para o aprendizado de mandarim para nós ocidentais… Obrigado pela pergunta!

  2. wagne crepaldi disse:

    Link quebrado

    Such file does not exist or it has been removed for infringement of copyrights.

  3. Andre de Oliveira Basso disse:

    Obrigado! vc acha interessante pois eu estou á 1 ano estudando e percebi que existe essa falha vc acha necessário ? hà na USP tem aula de letras portugues chines será que não consiguiriamos algo´por là pois o curso lá é bastante carregado deve ter apoio gramatical forte se tiver notìcias agradeço e vice e versa. parabèns por essa pàgina.

    • X-nês disse:

      Desculpa André, não entendi toda sua. Vc pergunta se acho o inglês necessário? Se é isso, acho que sim principalmente porque os mais famosos livros publicados pela Universidade de Beijing estão em inglês e eles seguem a risca a metodologia criada pelo governo para promoção da língua chinesa. Nunca vi nenhuma tradução de material para português, apenas material feito aqui mesmo e muito fraco. Mas irei pesquisar esse material da USP. Se conseguir algo, ficaria muito feliz q entrasse em contato comigo! Abraços! 再见!

  4. Jessica disse:

    Ola, o link foi removido.
    Qual o nome do livro? Estou precisando muito para me ajudar nos estudos.
    Obrigada

    • Rodrigo Sze disse:

      Olá, o livro chama “”Shaum Chinese Grammar”, no google vc acha onde comprar ou baixar. Como preferir.

      • Jessica disse:

        Muito obrigada :)
        Descobri seu blog agora e estou adorando. Parabéns!

  5. Jessica disse:

    Achei a Gramatica em PDF nesse link:
    http://www.kinezika.info/pdf/SchaumOutlinesChineseGrammar.pdf

    É essa mesmo nao é Rodrigo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *