Ovo Centenário

Hoje, mais um post gastronômico com o apoio do Restaurante Golden China. Já tive o prazer de experimentar essa iguaria quando criança. Não lembro com precisão o sabor, embora lembro de ser bem salgado e visualmente é muito bonito.

Você já comeu um ovo preto? Se ainda não, você não sabe o que está perdendo.

Prato de ovo centenário

Também conhecido como Ovo Preservado, Ovo Preto ou, ainda, Ovo de Cem Anos, o Ovo Centenário é uma das curiosidades da culinária chinesa.
Os ovos podem ser de pato, galinha ou ganso, desde que seja conservado numa mistura de argila, cinzas, sal, cal e palha de arroz, por várias semanas ou meses, dependendo do método de preparo. Ao final desse período, a gema torna-se verde-escura e cremosa. E a clara vira uma gelatina marrom transparente como se estivesse cristalizada.

Com odor e sabor diferenciados, o Ovo Centenário pode ser consumido cru ou como ingrediente que integra outros pratos chineses.

Acredita-se que o método de produção do ovo centenário iniciou há mais de cinco séculos e foi aprimorado depois da sua descoberta durante a dinastia Ming, na região de Hunan, quando o proprietário de uma casa encontrou ovos de pato na argamassa que foi usada para fazer a sua casa, dois meses antes. Após experimentar, ele resolveu tentar produzir, adicionando sal para melhorar o sabor. E, a partir desta milenar experiência, obteve-se a ‘receita’ do Ovo Centenário, muito apreciado pelos orientais.

Em São Paulo, você pode encontrar essa curiosidade no cardápio do restaurante Golden China. Vale à pena experimentar!

Ovo centenário

Uhmm! 很好吃!

4 comments on “Ovo Centenário

  1. luciana disse:

    bom eu já comie ! mais n sabia, como era feito (((adorei saber )))

  2. silvana kelly disse:

    GOSTEI DE SABE EU NUNCA TINHA OUVIDO FALA

  3. Christine disse:

    Adorei ter mais informações dessa iguaria! Comi na China e adorei! É muito bom.

    • X-nês disse:

      Contem para gente como foi a experiência de comer e suas impressões!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

     

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>