Aprendizado de mandarim no Brasil

O chinês é considerado pelos ocidentais uma língua muito difícil de se aprender. É verdade que a quantidade de peculiaridades que ela possui é maior se compararmos com outras línguas nas quais somos normalmente expostos.

O simples fato de que todas as grandes línguas ocidentais serem fortemente baseadas no anglo-saxão (no qual origina o inglês) e o latim (no qual nosso idioma se baseia), cria uma grande barreira de entrada quando ingressamos em uma língua que não é nem de origem anglo-saxonica nem latina. A globalização da economia mundial tem exigido cada vez mais que transpusemos essa barreira e o ditado: “Se quer fazer dinheiro, aprenda chinês” tem se tornado cada vez mais comum.

No Brasil somos muito pouco expostos a outros idiomas senão o inglês e português (repare na televisão, música e cinema). Isso é algo que deverá mudar a medida o intercâmbio digital promovido pela internet entre culturas ao redor do globo for cada vez mais explorado pelos brasileiros. É preciso estimular também no boca a boca, a divulgação do conteúdo em outras línguas (esse é o intuito nobre deste site ;).

Vamos a uma análise feita por uma matéria de revista Veja sobre o idioma chinês.

Obstáculos do chinês: Por que é tão difícil aprender mandarim

Ideogramas
我们 明天 去 学校
São cerca de 60.000 símbolos que representam palavras ou fonemas, sendo que atualmente são usados em torno de 10.000. Estima-se que, para ler um jornal, é preciso conhecer ao menos 2.500. Uma pessoa culta consegue identificar entre 3.500 e 5.000 ideogramas Usa-se o código Pinyin para transcrever os ideogramas para o alfabeto latino. Os chineses são alfabetizados em Pinyin, depois aprendem os ideogramas tradicionais
Componentes Artigos definidos (a, o, as, os) Não existem
Preposições (de, para, por, sobre, entre…) Raramente são usadas
Fonética Uma sílaba pode ser pronunciada com até cinco entonações diferentes – o que altera seu sentido e aumenta as chances de mal-entendidos Exemplo: mā (mãe), má (mato), mǎ (cavalo), mà (xingar) e ma (partícula interrogativa)
Fonte: Luciano Berenhauser, professor de mandarim
“Para os adultos, o maior empecilho são as diferenças fonéticas entre o mandarim e o português. Eles, porém, levam vantagem para compreender a estrutura das frases. Já as crianças saem na frente na hora de pronunciar as palavras e reconhecer os ideogramas. Mas penam quando o assunto é entender a estrutura da língua.”
Devo admitir, como já citei em outros posts, que as dificuldades do mandarim para nós brasileiros, são muito mais evidentes, pois está na própria estrutura mais básica das frases, na escrita e pronúncia da língua. Pode parecer toda a língua, mas não é! Sempre ressalvo também que essas grandes dificuldades são presentes no início do estudo pois a ausência de conjugação verbal, de muitas preposições, de artigos definidos e até mesmo gênero das palavras, tornam o a curva de desenvolvimento bastante íngreme após o domínio da base.
Quer aprender chinês!? Não deixe para mais tarde, comece o quanto antes e tire proveito de toda cultura, conhecimento e oportunidades transmitido pela língua que é falada por 1/5 de todas as pessoas no mundo! Clique ali em cima em Mandarim101 e explore!
Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/afinal-como-se-aprende-chines

5 comments on “Aprendizado de mandarim no Brasil

  1. Ai amor! Tenho que criar vergonha na cara e começar a aprender chinês, afinal não é td mundo que tem um professor particular né!!!

    • X-nês disse:

      我的爱人,你说得对!我们的孩子从来出生的因该学习汉语。你得说汉语多了!

  2. Wagner Crepaldi disse:

    Tbm que ro aprender chines.
    Só que nao tenho um professor particular.
    谢谢。
    再见。

    • X-nês disse:

      Pelos vídeos Growing up with Chinese dá para aprender bastante, seguindo cada página do livro 新买用汉语课本 e prestando atenção ao som, caso você tenha facilidade em reproduzir os tons e fonemas, você vai muito longe sozinho!
      Mas o melhor é ter alguém com quem conversar e te corrigir. Publique sua cidade aí. Quem sabe você acha alguém para te ajudar.

  3. wagne crepaldi disse:

    Sou de catanduva interior de Sao paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

     

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Desktop Version | Switch To Mobile Version