Exame HSK em São Paulo 22/05/2011 – parte 2

No dia 22 de maio, a partir das 10h acontece o HSK, o exame de proficiência da lingua chinesa. O exame será no Instituto Confúcio na Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita) em sua sede, à Praça da Sé, 108, 4º andar, Centro, em São Paulo. As inscrições foram até sexta-feira passada, dia 6 de maio de 2011 (sinto muito por ter divulgado isso tardiamente, eu fiquei sabendo também na véspera de encerrrar a inscrição)

O HSK é dividido em três categorias: nível iniciante (HSK Básico), nível intermediário (HSK Intermediário) e nível avançado (HSK Avançado). Agora será aplicado o nível 1 para os inscritos de vários estados. Para os demais níveis as datas ainda não foram definidas. Qualquer pessoa que se sinta apta pode participar, pois a única exigência é um vocabulário mínimo de 150 palavras em chinês.

Na edição de 2010 foram 79 inscritos, dos quais apenas quatro não atingiram a pontuação exigida para o teste. O exame foi realizado apenas para o nível 1 e foi aplicado na capital paulista e em Marília, no interior de São Paulo. O Instituto Confúcio na Unesp é o único órgão no Brasil autorizado a aplicar testes de proficiência de língua chinesa tanto para adultos como para crianças. Instituto Confúcio – Presente em 96 países, o Instituto Confúcio chega a São Paulo como resultado de um convênio entre a Universidade e o governo da República Popular da China, em parceria com a Universidade de Hubei. A missão do Instituto Confúcio na Unesp é ensinar a língua chinesa, divulgar a cultura e a história da China e fortalecer o intercâmbio cultural e acadêmico entre o Brasil e a China.

Mas pela falta de divulgação que o exame tem tido, eu até duvido que algum leitor do blog esteja indo prestar a prova… espero que este cenário mude um pouco futuramente.

fonte: Universia (que também publicou a notícia na véspera do encerramento)

9 comments on “Exame HSK em São Paulo 22/05/2011 – parte 2

  1. Igor disse:

    Soh nao vou fazer pq ainda sou iniciante, mas devo fazer daqui a 2 anos!

    • X-nês disse:

      Acredito que com até 1,5 ano de estudo já é possível fazer o HSK A1. O que em média corresponde ao primeiro livro de cada curso.
      Espero que possa desenvolver seu mandarim bastante até lá pois no futuro a integração Brasil-China será cada vez maior!

  2. Suzana disse:

    Eu vou prestar. Acho que várias pessoas aqui de Presidente Prudente passarão a ler esse blog porque foi divulgado pra nossa turma só agora.
    Boa Sorte para nós!!

    • X-nês disse:

      E aí, como foram? Daqui de BH fomos 10 e embora alguns tenham achado a prova muito fácil outros nem tanto, acho que todos conseguiram a pontuação mínima. Você é de uma escola em Presidente Prudente?

      • Suzana disse:

        aqui tinha bastante gente… Eu estudo no Instituto Confúcio da Unesp aqui. Acho que fui bem! o resultado sai daqui 3 semanas, né!? Estarei sempre por aqui agora, preciso de muita informação, já que vou pra China em junho! =D

        • X-nês disse:

          Lá na portaria da UNESP também tive chance de conversar com a professora da escola Sidarta que fica aí em SP. E acredito que aquelas crianças que sentaram lá na frente todas também estão indo em Junho para o curso de verão em Beijing. Você também vai para este curso? Estou pesquisando mais a respeito disso. Para talvez ir ano que vem.

  3. [...] e a turma da Huawen fomos até São Paulo prestar o HSK este domingo. Partindo da Praça da Liberdade, caminhamos 300 metros até a da Praça da Sé onde fica a Unesp, [...]

  4. william disse:

    todos nós daqui de prudente passamos no hsk 1 :D

    • X-nês disse:

      Parabéns a todos!!! Continuem assim e espero que possamos nos encontrar esse ano ainda para o HSK2!
      Aqui da Huawen pegaremos nossos certificados a partir de hoje!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

     

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>