Receita: Yakissoba Chinês

Esse post é importado do blog Biscoitel da Gabi Godoy, minha amiga e colega de mandarim. Ela também está indo prestar o HSK esse fim de semana em Sampa e manda bem demais na cozinha. Visitem o blog dela depois e vejam muitas outras dicas modernas!

Sempre fiquei incucada com a seguinte questão: qual o motivo dos yakissobas dos restaurantes serem tão diferentes dos feitos em casa? Sendo assim, a pesquisa começou. Sempre que tinha a oportunidade, frequentava restuarantes no bairro da Liberdade em São Paulo. Observava, perguntava.

Como muitas das cozinhas são abertas, percebi uma constante: todos os estabelecimentos fritavam o macarrão em panelas enormes. Isso mesmo. Fritavam a ponto de alguns fios do macarrão ficarem secos e durinhos. Torradinhos. Além disso, em muitas a massa era feita na hora. O que confere um gostinho de trigo indescritível à massa.

Entretanto, a única coisa que eu podia testar era fritar, pois como ainda não tenho máquina de fazer macarrão, seria o jeito.

Isso fez com que meu yakissoba se torna-se mil vezes melhor. O óleo de gergelim também altera em muito o sabor. Ele é vendido em casas especializadas e em todas as vendinhas e supermercados da Liberdade.

Vejam a receita abaixo:

YAKISSOBA CHINÊS

500g de macarrão Assaí*
2 colheres de chá de óleo de gergelim
400g de peito de frango e carne bovina em tiras
1 colher de chá de sal
1 pitada de açúcar
5 colheres de chá de shoyo
3 chícaras de chá de água
3 colheres de sopa de amido de milho
Verduras – cenoura, brócolis japonês, pimentões verdes, vermelhos e amarelos, couve-flor, acelga, alho poró

*Macarrão da marca Assaí comprado no bairro da Liberdade em São Paulo. É vendido nos grandes supermercados também, como Verde Mar, Super Nosso, etc. (mas muito mais caro do que na Liberdade…)

Passo 1 – cozinhe o macarrão por 4 minutos em muita água. Tem que ser cronometrado. São 4 minutos extatos.

Passo 2 – numa frigideira grande, coloque um fio de óleo, frite o macarrão cozido al dente. Acrescente o óleo de gergelim, misture bem. Coloque o macarrão na travessa em que ele será servido e reserve. Ele não vai mais voltar para o fogo para não ficar molengo.

Macarrão já frito e no refratário

Passo 3 – frite a carne e o frango, acrescente as verduras, o sal e refogue por dois minutos. Adicione o açúcar, o shoyou e duas colheres de sopa de água. Junte o amido de milho já dissolvido na água restante e cozinhe até encorpar. Você perceberá que o molho ficará bem viscoso. Prove e veja se há necessidade de mais shoyo.

Molho viscoso

Passo 4 – Regue o macarrão e sirva em seguida.

Passo 5 – Atacar!!!

Yakissoba Chinês

Essas e muitas outras receitas no blog Biscoitel

情慢用 Qíng màn yòng (Expressão chinesa que ao pé da letra é “Convido-o a consumir lentamente” e que significa neste contexto “Degustem!”)

4 comments on “Receita: Yakissoba Chinês

  1. Amor fica a dica!
    Dia dos namorados está chegando , quem sabe vc naum prepara um jantarzinho pra gente!?
    Te amo!

  2. Comprei vários pacotes de macarrão na Liberdade (SP) esse final de semana para minhas amigas. Elas vão testar minha receita. Vamos ver o que acham!

  3. nathalia disse:

    Será que fica bom com macarrão instantâneo?

  4. Lilian Lucheta disse:

    Ola querida, estou fazendo pesquisas sobre receitas de yakissoba pois estou pensando em comercializa, me conta como ficou o resultado desta com o macarrao frito, deu certo? ficou gostoso mesmo??

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

     

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>