Negociando com chineses – parte 2

Continuando o post anterior, mais algumas dicas da FIEMG:

  • O contrato no Ocidente, quando firmado, não pode ser modificado. Na negociação com os chineses, entretanto, deve ser encarado como carta de intenções. O empresário deve ficar atento para possíveis modificações
  • Os chineses gostam mais de presentear do que de receber e costumam recusar duas ou três vezes antes de aceitar a lembrança. Um presente para o grupo é bem aceito, pois a China comunista preza o coletivo
  • No início de uma relação de negócios, é aconselhável que os parceiros se tornem amigos, conversem sobre seus hobbies e suas famílias e, somente depois, comecem a falar de negócios
  • Geralmente, vale mais a pena impressionar os clientes chineses com sua personalidade do que com seus produtos. Tolerância, integridade, honestidade, sinceridade e um pouco de humor podem ser muito úteis para construir uma relação de trabalho estável, constante e duradoura
  • Almoços e jantares de negócios são comuns durante a permanência na China e é importante a participação nesses eventos. Esta é uma forma que os chineses usam para obter informações que não conseguiriam em uma reunião formal, como, por exemplo, sobre a concorrência
Se tivesse que resumir, eu diria que ao negociar com chineses, negociamos muito mais com o lado pessoal do nosso parceiro do com o profissional que ele é dentro da empresa. A confiança está mais associada à empatia da pessoa ser alguém de valores do que com um currículo bonito.
Outra dica forte é, se possível negocie regado a bebida. Para os chineses, beber é um costume admirado pois além de desinibir as pessoas, deixa-as alegre. Então é comum os parceiros apresentarem suas propostas e beberem até um não aguentar. Aquele que ficar de pé por último tem sua proposta vencedora.
Muito bom né?
干杯 Ganbei!

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