Escrevendo cumprimentos em chinês!

Olá, aproveitando o curso intensivo que sempre acontecem por todo Brasil nos períodos das férias escolares (e que minha noiva está fazendo um na Huawen), vou postar algo bem básico hoje. Sempre que vejo o que as pessoas querem aprender primeiro em chinês é o famoso Nihao. E focando na escrita, a forma que se escreve é muito importante. Isso significa que é preciso seguir um padrão para os traços.

Muitos reclamam que hanzi é desenho e como tal, desde que fique nítido, está bom. Não é bem simples assim. Até nosso método de escrita tem um padrão tão enraizado que nem pensamos em discutir, e é muito estranho ao vermos alguém escrevendo qualquer letra romana da direita para a esquerda. No chinês o padrão deve ser seguido mais a risca ainda para evitar que a grafia sofra alterações. E o maior benefício para quem escreve é que os computadores estão preparado para identificar as letras seguindo esse conhecimento das seqüências dos traços. O reconhecimento da escrita chinesa funciona tão bem (se não melhor) nos iPhones e Androids do que nossa escrita cursiva, desde que se siga as ordens dos traços.

Sem mais demora, a primeira regra básica é escrever de cima para baixo, da esquerda para direita. Eis um pequeno diálogo:

  • 你好吗?
  • 我很好, 你呢?
  • 也很好!

Nǐ hǎo ma? Wǒ hěn hǎo, nǐ ne? Yě hěn hǎo! (Tudo bem? Tudo bem, e você? Também tudo bem!)

Escrever, escrever, escrever! Sempre buscando que todos os caracteres tenham o mesmo tamanho e ocupem um espaço de um quadrado. Nada de hanzi parecendo retangulo, eles são feitos para ocuparem um espaço semelhante, mantendo simetria sempre!

As animações deste post vieram do site http://lost-theory.org/ocrat/chargif/ dica de Phillip Souza!

3 comments on “Escrevendo cumprimentos em chinês!

  1. Phillip Souza disse:

    Boa Rodrigo!

    Esse é o tipo de post para quem quer começar a brincar com os Hanzis e aprender ao menos a se cumprimetar.

    PS.: bacana… lembrou de usar os gifs animados do ZhongWen :-)

  2. rayzapark disse:

    good Demonstration hah hah that’s so cute~
    you know what even some local chinese cannot write complex characters in right order of strokes~

  3. Francisco disse:

    Olá Universo CHinês! Tenho uma questão relacionada com a aprendizagem da escrita. Esta semana estive de férias e não estudei chinês. Hoje reabri os livros e grande parte das palavras que já sabia escrever já não as sei escrever. É muito difícil memorizar os caracteres e os seus significados. Tem alguma dica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

     

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>