A China antiga

Este é um post que eu queria ter feito no início do blog e estou satisfeito em divulgá-lo finalmente.

Vocês sabem que a China é hoje a civilização mais antiga do planeta. Existem restos de entre 300 mil e 780 mil anos de idade (!) de pessoas e do uso de fogo na região de Beijing. Mas a história registra a civilização mesmo aproximadamente a partir de 5000 A.C. De 3500 A.C. até 2000 A.C., ocorreu o período dos “3 soberanos e 5 imperadores”. Este momento é marcado por histórias mitológicas e a crença de que os imperadores eram semi-deuses ou deuses-reis cheio de poderes mágicos usados para melhorar a vida das pessoas. Dizem que era um período de paz.

Após esse período de mais ou menos 2070 A.C até 1600 A.C. ocorreu a primeira das muitas dinastias chinesas que se sucederam entre reinos até a unificação do império que se tornaria o estado como conhecemos hoje. A civilização chinesa sempre teve o costume de cultivar conhecimento e com seus anos de história, sempre esteve tecnologicamente a frente de outras civilizações que existem hoje. Vamos aprender um pouco sobre essa história com um minidocumentário feiro pela TV Escola do MEC.

Achei esses vídeos fantásticos (com exceção pela pronúncia errada dos nomes chineses) e acredito que a história da China, por ter ficado fechada por tanto tempo, não é tão divulgada quanto deveria. Afinal por ser uma história que começou a ser registrada há tanto tempo, se confunde com a própria história do homem e deve ser mais explorado.

One comment on “A China antiga

  1. Phillip Souza disse:

    Excelentes vídeos…muito bacana!

    Parabéns pelo post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

     

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>