Casamento chinês: dança do leão

Roupas de casamento tradicional chinês

No Brasil casamento virou sinônimo de megaevento, superprodução. Na China hoje em dia, os casamentos são bastante simples, não muito diferente das cerimônias mais familiares e reservadas que vemos no ocidente. Muitas vezes realizadas até em espaços comuns como restaurantes, casas de chá ou casa de algum parente para uma média de pouco mais de 100 convidados.

Às vezes imaginamos aqueles casamentos reais, onde o vermelho, o dourado e longas roupas se destacam como da foto ao lado. Isso não é muito mais utilizado, apenas como algo um pouco mais teatral ou em famílias que querem realmente enfatizar as antigas e nobres tradições.

Mas uma tradição que vemos bastante ainda é a dança do leão para receber os noivos. O leão é um símbolo de boa sorte e felicidade para os casais. A dança é feita normalmente com duas pessoas controlando cada leão e 2 leões, representando macho e fêmea. Eles dançam ao som de tambores, fazem acrobacias, se beijam, às vezes são alimentados pelos noivos e se curvam demonstrando sinal de honra ao casal. Este ritual costuma marcar o início das festividades. Não é uma tradição que minha família carrega aqui no Brasil, mas deve ser legal quando as duas famílias são tradicionalmente chinesas.

One comment on “Casamento chinês: dança do leão

  1. Phillip Souza disse:

    Muito bacana a dança do leão. Agora, deve ser difícil executá-la… haja treinamento! Muito legal. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

     

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>