Pleco: a melhor ferramenta eletrônica de chinês

Hoje eu vou falar de um programa que é minha principal ferramenta de ensino de chinês, entre livros, sites e programas, é definitivamente o número 1! Se chama Pleco e basicamente é um dicionário de Chinês<->Inglês.

Pleco no Windows Mobile

Mas definitivamente ele vai muito muito além do básico. Conheci o Pleco quando comecei a aprender chinês em 2008. Como um cara geek, sempre apostei em ter um programa portátil para ajudar no estudo. Principalmente no caso do chinês, já que a organização de um dicionário de papel de chinês é pelo menos bem mais complicada que a nossa que segue uma ordem alfabética. Naquela época o Pleco existia apenas para o já falecido Palm e Windows Mobile. Por sorte eu tinha um telefone Windows em casa que minha mãe estava desistindo de usar pois era um péssimo celular que rodava o Pleco muito bem e está aqui até hoje pois eu conseguir estragar de vez o lado celular dele.

A maior vantagem do Pleco já naquela época era que além de funcionar como dicionário, ele permitia que escrevêssemos na tela os ideogramas (funcionalidade que não existia no Palm nem Windows na configuração de fábrica) e fizéssemos a busca assim, sem nem saber o pinyin e principalmente seus Flashcards. Só isso já valia o preço e era o motivo de maior elogio do produto em fórums mundo a fora. Era possível criar grupos de palavras fácilmente como flashcards, organizá-las e compartilhá-las, com isso na net podemos achar flashcards com as palavras novas de muitos livros de estudo (como o 新买用汉语课本), cursos e provas como HSK organizadas por lições e níveis. Além de poder selecionar se queríamos revisar as cartas ou fazer jogos de múltipla escolha onde o Pleco fornecia ou o pinyin ou hanzi ou o significado ou falava a palavra e você tinha que responder uma ou mais das demais informações. Tudo configurável!

Pleco no iPhone

Hoje o Pleco é um dos programas mais populares do iPhone e iPad e está em fase beta para o Android! A funcionalidade básica de dicionário é gratuito e as funções extras devem ser compradas separadamente. Eu comprei o pacote de estudante completo que vem com o Flashcards, uma funcionalidade de escrita de hanzi (melhor que a nativa do iPhone), funcionalidade de fala das palavras, novos dicionários, e um dos meus favoritos que é o modo Scan em tempo real. Como o nome mesmo diz, ele liga a câmera do iPhone e qualquer ideograma que estiver em foco ele lê, dá o pinyin e significado. Surrealista? É possível baixar o demo dessa função para ver!! Esse pacote todo custou cerca de 65 dólares e sinceramente vale cada centavo. Já gastei muito além disso em dicionários de papel que se tornaram obsoletos depois do Pleco além de que raramente cabiam no bolso.

Se tiver chance de testar ou adquirir esse aplicativo, pense seriamente a respeito disso!

2 comments on “Pleco: a melhor ferramenta eletrônica de chinês

  1. Phillip Souza disse:

    Muito bom! Graças à tecnologia (e ao seu avanço) podemos aprender mais e melhor um idioma tão fantástico!

    Excelente contribuição Rodrigo!

  2. Raphael Carubbi Neto disse:

    O Pleco é realmente excelente começei a aprender mandarim a 2 meses e graças ao pleco já estou dominando por volta de 120 ideogramas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

     

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>