Vídeo Sexta para minha amiga Ninha

Sempre posto um vídeo clipe de alguma música nas sextas mas hoje será uma exceção. Minha melhor amiga Mariana Junqueira, companheira do tempo de colégio (que já trabalho na China), famosa por ter participado do programa Aprendiz 4 com Roberto Justus e blogueira do Casamento by Ninha se casa hoje 11/11/11 com meu amigão xará Rodrigo.

Eu e Gabi seremos padrinhos deles de casamento e eles do nosso e por isso resolvi escrever 结婚 (Jiéhūn:verbo “casar” e também substantivo “casamento”) no youtube para ver o que aparecia e achei este vídeo “amador” muito legal chamado: 我们的结婚 Wǒmen de jiéhūn – Nosso Casamento.

Começa com a cerimônia budista e a mãe da noiva dando o tradicional envelopinho vermelho com dinheiro para o noivo, para como ela mesmo diz: 买房子 Mǎi fángzi – comprar casa. Depois segue imagens de uma típica cerimônia meio ocidental até com direito ao “I do!”.

Uma curiosidade do chinês é o verbo comprar e o verbo vender:
Comprar: 买 Mǎi (3º tom)
Vender: 卖 Mài (4º tom)
Parece o mesmo ideograma, mas quem vende, como recebe dinheiro, fica no positivo, tem o símbolo de + em cima! Além de que sempre associei o 4º tom a mais firmeza (ordem, braveza) e chinês sempre foi muito mais firme na venda que na compra. Não tem como confundir né?
卖买 Màimǎi embora seja traduzido ao pé da letra como vender, comprar, é a expressão chinesa para o nosso tradicional “compra e venda” ou business.

Voltando ao que importa, meus sinceros desejos de felicidade dupla (双喜Shuāngxǐ – famoso símbolo abaixo usado em todo casamento chinês) aos meus grandes amigos e companheiros Mariana&Rodrigo!

One comment on “Vídeo Sexta para minha amiga Ninha

  1. Phillip Souza disse:

    Felicidades aos seus amigos e que a vida deles como marido e mulher seja abençoada todos os dias!
    ;-)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

     

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>