Angelie vai para Guangzhou – parte 2

Angelie, nossa leitora que está morando em Guangzhou, nos enviou mais algumas curiosidades legais:

  • A cor da pele entre os chineses é um status social. Pele bronzeada é para camponeses e trabalhadores braçais. Para eles, mulheres de classes mais altas têm a pele clara, o mais branca possível. Por isso, as mulheres aqui não saem sem o guarda-chuva, andam com eles abertos, faça sol ou chuva. Muitas usam chapéus, já vi até máscaras, lenços amarrados no rosto. Nas lojas de cosméticos existe uma infinidade de cremes para “branqueamento” da pele. (Como este aqui)
  • O povo chinês é bastante superticioso. No prédio onde moro e em na maioria dos prédio na China não existem 4o, 14o,  18o, 24o andares. eles são chamados de 3A, 13A, 17A, 23A. São números não auspiciosos e, por isso, ninguém ia querer morar nos andares com esses números de má sorte.
  • Os chineses não tem uma cultura boa ao trânsito. Em toda Ásia, moto é muito mais popular do que aqui tendo regiões que elas são a grande maioria dos veículos, como no Vietnã e creio que na Tailandia e Camboja também. No dia que a Angelie me escreveu ela presenciou um acidente na porta do prédio em que mora. Ela disse “Quem está de carro não dá a mínima para as motos e os motoqueiros preferem se acidentar a parar e ceder a vez…. uma questão de gentileza! Resultado: uma moto quebrada, o motoqueiro foi retirado de ambulância, um Jaggar amassado, uma multa ou um processo judicial e o peso da culpa de ter machucado uma pessoa. Por causa de alguns segundos que se poderia perder ao cede a vez?!”

E ela mandou fotos maravilhosas de Macau onde ela passou antes de ir para Guangzhou. É fantástico ver a influência portuguesa lá, que foi colônia deles assim como o Brasil por muitos anos. Muito escrito em português nas ruas e até o clássico calçadão estilo carioca.

Calçadao Macau

Cassino Lisboa em Macau

Centro Antigo de Macau

 

Largo do Senado Macau

Letreiros em português em Macau

多谢Angelie!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

     

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>