Sobre

欢迎来到中国宇宙

Huānyíng lái dào Zhōngguó yǔzhòu (Bem vindo ao Universo Chinês)

Este blog surgiu com o intuito inicial de ser uma ferramenta de uso próprio. Para catalogar meu próprio aprendizado da língua chinesa. Meu nome é Rodrigo, nasci em 1982 em Governador Valadares – MG, formei em Ciências da Computação em 2005 e especializei em Gestão de Negócios em 2008 e agora em gestão de projeto. Trabalho como empresário, estudo chinês, francês e sempre algo de programação. Sou filho de chinês nato com brasileira. Apenas comecei a aprender chinês em 2008 após o falecimento de meus avós.

Meus avós chegaram no Brasil no final da década de 1950 onde permaneceram até o fim de seus dias. Muitos de seus primos e irmãos também deixaram a China naquela época e se espalharam pelo globo. Os contatos deles com a terra de origem se tornaram poucos. Minha geração da família não aprendeu mandarim, e mesmo a geração do meu pai não praticava muito o uso do chinês, por isso venho desde 2008 me empenhando no aprendizado desse idioma e maior imersão na cultura chinesa. Estou separando as melhoras ferramentas e informações para que  possam aprender essa bela língua além de conhecer um pouco do povo chinês e a mais antiga cultura viva do planeta.

Espero que o blog possa servir de referência para todos! Ajude-nos a sermos mais divulgados e a difundir um pouco da China no Brasil!

44 comments on “Sobre

  1. marta disse:

    Gostei bastante da sua iniciativa.
    Meu nome é Marta, faz 6 meses que estou aprendendo Mandarim. Estudo no Instituto Confucio aqui em Sao Paulo.
    Tenho uma relacao de Amor com a Asia. Esta começou pela comida e tive a oportunidade de Estudar um ano na Coreia do Sul. Em minha unica semana de férias fui para a China. Foi lá que enlouqueci!! Me apaixonei por lá!! Passei por 3 cidades e parecia que era algo que eu já sentia em minha vida.
    Voltei e comecei a procurar escolas de mandarim, foi quando encontrei o instituto confucio e estou nele.
    Nao é muito facil elaborar tantas interferencias em se tratando de estudar um idioma como o Mandarim, mas a paixao tem me levado.
    Fiquei muito contente em encontrar este blog. Gostei do jeito que se expressa.
    Bom, sempre que puder entro por aqui ok?
    Buscarei fazer os downloads que disponibiliza, apesar de ter alguma dificuldade com a disponibilidade do produto, ok?
    Mesmo assim, muito obrigada
    Abraço
    Marta

  2. Gabi Godoy disse:

    Rodrigo, adorei seu blog!!!

  3. Mauricio disse:

    Rodrigo, sou apaixonado por línguas. Depois de algumas línguas ocidentais ( francês e espanhol), estou mergulhado de cara numa (lingua) oriental (chinês mandarin), espero que esta seja a primeira de outras línguas orientais que pretendo aprender (japonês, koreano, cantonês).

    Muito bg pelos cuidados que você tem com o seu site, me ajuda muito.

    Ja é meu site favorito de Chines!!

    Estou baixando todos os recursos q vc disponibiliza…

    Enfim.. mas estou realmente atraz de pessoas para praticar!

    Se souber como pode me ajudar me manda um email, abraço

    maubarros@gmail.com

  4. Elcileide Bandeira da silva disse:

    Olá amei este blog, estudo mandarim há uns 2 anos e confesso que preciso melhorar e muito, pois a gramática deixa a desejar, mas os recursos disponibilizados tem me ajudado muito.

    Obrigada

  5. Welbi disse:

    Olá Rodrigo!

    Sempre que posso vejo o seu site, parabéns!!!
    Tomei a liberdade de convida-lo no Confúcius Institute Online!
    Abraço

    • X-nês disse:

      Olá Welbi, o convite não chegou, mas se for a comunidade international (aquela estilo fórum) já estou fazendo parte, e ainda aprendendo como funciona. Qualquer dica seria muito bem vinda 😉
      Muito obrigado e abraço!

  6. Phililp Souza disse:

    Nãosei se você viu, mas talvez sirva de contribuição para algum post (sevocê já não o fez, pois não li todos posts de seu blog ainda): acesse esse site (lost-theory.org/ocrat/chargif/) e veja que interessante sobre a ordem dos traços dos ideogramas em mandarim simplificado.

    Abraço.

    • X-nês disse:

      Muito interessante Phillip, eu desconhecia este site e com certeza será de grande ajuda!
      Até tentei um tempo atrás fazer alguns posts sobre ideogramas, mas estava muito trabalhoso conseguir animação com a ordem dos mesmos.
      Isso será uma grande mão na roda e já vai para o rascunho da página de Links que estou preparando. Muito obrigado pela contribuição e um abraço!

  7. Marcos disse:

    muito legal seu site pena q os videos acredito q sejam do youtube pois nao consigo visulaizar daqui da china..eheheheheheh todos sabem q youtube e facebook aqui nao rola…
    estou morando em donnguan a alguns meses e acompanho o blog daqui deste pais maravilhoso q e a china
    parabens pelo site
    abraco

    • X-nês disse:

      Opa, que legal Marcos, ibope direto da China!
      Sempre tive uma dúvida, e se vc usar um webproxy? Assim vc abre a página de dentro de outra. Teoricamente é bem possível. Proxy normal deve ser fácil de ser bloqueado tb. E se quiser compartilhar um pouco sua experiência chinesa será um prazer conhecer mais um pouco!
      谢谢你
      再见

  8. Arnóbio Neto disse:

    Oi, Rodrigo.
    Acabei de achar seu blog e ainda estou me situando, mas já deu para perceber que há muito material bom aqui.
    Esse ano fui à China em uma viagem de 20 dias com a minha namorada e o pai dela. A motivação inicial eram os negócios, mas aproveitamos para passear bastante também. Simplesmente inesquecível.
    Ficamos tão encantados com o que vimos e vivemos lá que estamos doidos para voltar. Compramos livros e métodos de ensino de chinês e pretendemos começar a estudar logo. O seu blog vai ajudar.
    Não desista dessa iniciativa. Continue sempre postando. A vida de blogueiro é difícil, mas muito gratificante também!
    Escrevi um relato diário da viagem. Está no meu blog: http://meusplanosdeviagem.wordpress.com
    Se der, dá uma olhada.
    Abraço e parabéns pelo blog que está muito legal!
    Arnóbio Neto

  9. JOSE CELSO DE CASTRO disse:

    Olá
    Caros amigos
    quero participar.
    gostei muito.
    como faço.
    Abraço
    JCelso
    celso.jph@uol.com.br

    • X-nês disse:

      Ajude-nos a divulgar o blog entre amigos e conhecidos. Fazendo perguntas que podem a vir se tornar novos posts para consulta geral. Falando da sua experiência com a China e a língua chinesa. Tudo é muito bem vindo! O objetivo é ter um canal de comunicação aberto e promover o conhecimento!

      Muito obrigado pelo apoio José!

  10. Fernando H. C. Gouveia disse:

    Oi Rodrigo, como vai?

    Apesar de estar em um nível bem inferior ao seu, sou seu colega na Huawen e já conversamos algumas vezes por lá! A última vez que a gente se encontrou foi no dia da confraternização e a primeira vez foi quando a Huawen ainda era na Av. Afonso Pena!

    De fato, concordo com o pessoal: muito material legal no seu blog! Eu mesmo já baixei muito lance interessante que você disponibilizou! Valeu mesmo!

    Gostaria de saber qual seria seu e-mail para contato, caso, obviamente, você possa divulgá-lo aqui!

    Abraços e parabéns pelo blog,

    Fernando

  11. Anderson disse:

    Rodrigo,

    seu blog é ótimo e sua iniciativa, única. Baixei alguns arquivos e estou estudando por conta própria. Muito obrigado por compartilhar essas informações preciosas. Uma pergunta: como você consegue os vídeos do Growing Up With Chinese? Fiquei vidrado na série e baixei os 12 vídeos que vc disponibilizou no YouTube. Gostaria de baixar outros, mas pelo site da CNTV não dá (ou eu não sei como). Você pode me ajudar?

    Xiexie.

    Anderson

    • X-nês disse:

      Muito obrigado o elogio Anderson!
      Fico muito feliz e isso me motiva a manter este projeto. Eu usava o site chines flvcd.com para fazer download dos episódios do site do CNTV, ele vinha em várias partes aí eu usava um programa que comprei online (que no momento não lembro o nome, mas há varios que fazem join ou merge de vídeos) para juntar as partes do vídeo e depois fazer o up para o youtube. No seu caso, só de baixar os vídeos e juntá-los já será o bastante para seu estudo!
      Fico muito feliz de ver iniciativas autodidatas como a sua. Tome bastante cuidado com sua pronúncia, que é a chave para o sucesso no chinês e sempre que possível, tente praticar (lembre que nem todos os chineses falam mandarim, cantonês também é um idioma muito comum entre os imigrantes que vieram para o Brasil).

      Grande abraço.

  12. Lucas Coimbra disse:

    Parabéns pelo blog!!! Estava pensando em iniciar o estudo do mandarim por acreditar que isso seja um diferencial em minha futura carreira. Talvez eu desista porque parece ser impossível…
    Abraço

    • X-nês disse:

      Pode parecer impossivel eu concordo, mas tem mais de 1,2 bilhoes de pessoa para discordar de vc no mundo, hehe.

      Não é uma lingua fácil como Japones, Alemão ou a fonética francesa não é. Mas é muito gratificante é quando vc começar a se comunicar verá como sua mente fica mais aguçada.

  13. Victor Stabile disse:

    X-nês 你好, tenho uma sugestão de vídeo para o blog. É uma série bem engraçada de um brasileiro se aventurando na China, dê uma olhada:

    abs!

    • X-nês disse:

      Adorei isso Victor, é uma das coisas mais engraçadas que ja vi. To pondo no blog ja!

  14. elton disse:

    ola x-nes gostei muito do blog muito interessante. eu tenho muitas liçoes e livros sobre o ensinamento do mandarim me passe o seu e-mail para que eu possa lhe fornecer este material ,gostaria de contribuir.

  15. Andrea disse:

    Boa noite Rodrigo, td bem?

    Meu nome eh Andrea e estou morando na China (Mashan/Wushi) a pouco mais de um mes.
    Vim a trabalho e realmente a minha maior dificuldade esta sendo a lingua, ja que vim para ca sem saber falar nem oi!
    Entao, eu e meu marido estamos nos virando na marra, ja que a cidade que estamos ninguem fala ingles.

    Acabei de baixar o livro “Chinese Characters” que vc indicou e vou tentar estudar por ele e pelos outrso videos que vc postou.

    Os outrs donwloads de videos nao estao funcionando :(

    tem mais algum livro que vc possa me indicar para eu baixar?

    Obrigada!

  16. Sueli disse:

    Rodrigo, estão abertas as inscrições para o HSK, YCT e do Centro Cultural Taipei

    Comunicado de Teste de Proficiência da Língua Chinesa no Brasil

    Recebemos o comunicado abaixo:

    Objetivo: realizar o teste de proficiência da língua chinesa 2012 no Brasil
    Informações:
    Público-alvo: Alunos, cidadãos brasileiros e descendentes chineses
    Data: 26 de maio às 13:00 horas
    Local: Centro Cultural Taipei-São Paulo: Rua São Joaquim 460, Liberdade, São Paulo – SP
    Metodologia: Escrita (será fornecido lápis 2B, favor os participantes providenciar borracha)
    Níveis: Iniciante, Básico(audição e leitura), Intermediário, Avançado, Fluente(audição, gramática e leitura)
    Tempo de teste: Iniciante e Básico: 80 minutos. Intermediário, Avançado e Fluente: 110 minutos
    Inscrição: Em grupo ou individual
    Data-limite: 20 de abril de 2012
    E-mail: angela5031@gmail.com
    Telefone: (11) 3368-2229 / 5579-2229
    Valor: R$ 30,00 (trinta reais) por participante, a ser depositado no banco Santander, Agencia: 0248, Conta: 13004575-3, Nome: Escola Santo Confúcio
    Conteúdo: Site com simulados
    http://www.sc-top.org.tw/mocktest.php

    Exame de Proficiência da Língua Chinesa – YCT

    YCT (Youth Chinese Test)

    O que é?

    O Novo YCT (Youth Chinese Test) é um teste internacional padronizado que foi lançado pelo Minsitério da Educação da China com o objetivo de incentivar os jovens estudantes estrangeiros a aprender chinês e melhorar sua proficiência na língua chinesa.

    Quem podem participar?

    Estudantes que já tenham contato com a língua chinesa e estejam matriculados em qualquer escola, pública ou particular, em ensino fundamental e médio.

    Quando e onde acontecerá o teste?

    O teste acontecerá no dia 26/05/2012, na sede do Instituto Sidarta, parceiro do Instituto Confúcio na Unesp, a partir das 9:30.

    Endereço: Estrada Fernando Nobre, 1332 – Granja Viana – Cotia – SP.

    Quantos são os níveis do YCT e quais serão aplicados em 26/05/2012?

    O YCT é dividido em 4 níveis. Serão realizadas aplicações dos níveis 1 e 2.

    Quanto custa?

    YCT Nível 1 – R$ 20,00

    YCT Nível 2 – R$ 40,00

    Como se inscrever?

    Para efetuar a inscrição, você deve fazer o download do formulário (em inglês e chinês) clicando aqui e preencher com todas as informações necessárias, efetuar um depósito do valor correspondente ao nível na conta abaixo relacionada e enviar cópia do formulário e do comprovante de depósito ao e-mail secretaria@institutoconfucio.unesp.br

    Exame de Proficiência da Língua Chinesa – HSK

    HSK

    O que é?

    O Exame de Proficiência em Língua Chinesa (HSK) é a certificação reconhecida pelo governo da República Popular da China e por todos os órgãos ligados à educação daquele país, de que o estudante tem compreensão, sabe falar e escrever no idioma, de acordo com os níveis.

    Com o HSK – de acordo com o nível requerido – é possível ingressar nas universidades chinesas para programas de intercâmbio, pós graduação, mestrado ou doutorado.

    O HSK é dividido em 6 níveis.

    Quem pode participar?

    Os participantes podem ser ou não estudantes do Instituto Confúcio na Unesp e devem ter o conhecimento do idioma de acordo com cada nível, tanto na conversação quanto na escrita e leitura

    Quando e onde acontecerá o exame?

    A aplicação do exame será feita no dia 20/05/2012, a partir das 9h30, de acordo com as informações dos locais abaixo:

    Nível 1

    São Paulo

    Dia 20/05/2012 às 9h30 na sede do Instituto Confúcio na Unesp

    Endereço: Rua Dom Luis Lasanha, 400 – Ipiranga – São Paulo – SP.

    Unesp – Campus de Presidente Prudente

    Dia 20/05/2012 às 9h30 na Faculdade de Ciências e Tecnologia – Presidente Prudente

    Endereço: Rua Roberto Simonsen, 305 – Presidente Prudente – SP.

    Nível 2

    São Paulo

    Dia 20/05/2012 às 9h30 na sede do Instituto Confúcio na Unesp

    Endereço: Rua Dom Luis Lasanha, 400 – Ipiranga – São Paulo – SP.

    Unesp – Campus de Presidente Prudente

    Dia 20/05/2012 às 9h30 na Faculdade de Ciências e Tecnologia – Presidente Prudente

    Endereço: Rua Roberto Simonsen, 305 – Presidente Prudente – SP.

    Nível 3

    São Paulo

    Dia 20/05/2012 às 9h30 na sede do Instituto Confúcio na Unesp

    Endereço: Rua Dom Luis Lasanha, 400 – Ipiranga – São Paulo – SP.

    Unesp – Campus de Presidente Prudente

    Dia 20/05/2012 às 9h30 na Faculdade de Ciências e Tecnologia – Presidente Prudente

    Endereço: Rua Roberto Simonsen, 305 – Presidente Prudente – SP.

    Qual o nível de dificuldade que será aplicado no Instituto Confúcio na Unesp em 20/05/2012?

    Serão aplicados os testes para o nível 1, 2 e 3 do HSK.

    Quanto custa?

    HSK Nível 1 – R$ 30,00

    HSK Nível 2 – R$ 70,00

    HSK Nível 3 – R$ 120,00

    Qual o prazo para efetuar a inscrição?

    As inscrições estão abertas entre os dias 09/04/2012 e 23/04/2012 até 12h00. Após esse período não serão mais aceitas inscrições.

    Como posso me inscrever?

    Para efetuar a inscrição, você deve fazer o download do formulário (em inglês e chinês) clicando aqui e preencher com todas as informações necessárias, efetuar um depósito do valor correspondente ao nível na conta abaixo relacionada e enviar cópia do formulário e do comprovante de depósito ao e-mail secretaria@institutoconfucio.unesp.br

    OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: As inscrições só serão aceitas mediante a apresentação do formulário e do comprovante de depósito, DOC ou transferência. Não serão aceitos depósitos efetuados em caixas eletrônicos.

    Dados para depósito:

    Banco do Brasil – Ag. 1897-X, c/c. 7489-6

    Instituto Confúcio na Unesp

    CNPJ: 54.069.380/0001-40

    Como posso obter maiores informações?

    Maiores informações a respeito do concurso podem ser obtidas através do site da matriz do Instituto Confúcio – Hanban, clicando em http://www.hanban.org ou entrando em contato com a secretaria do Instituto Confúcio na UNESP, pelo e-mail secretaria@institutoconfucio.unesp.br ou através do nosso telefone (11) 2066.5956.

    Os alunos do Instituto Confúcio na Unesp também podem obter maiores informações com a professora.

  17. Tiago disse:

    Olá Rodrigo , ni hao ma ? kk estou estudando chinês a mais ou menos 2 meses e estou amando e graças a Deus não estou sentindo as dificuldades iniciais que os outros sentirão , o que já não acontece com o inglês kkk quero saber se vc tem facebook , pois a galera da minha escola tem um grupo lá e seria interessante a troca de informações , o que acha ? Parabêns pelo blog , é sensacional , abraço

  18. Guilherme disse:

    Cara, muito obrigado mesmo, com tudo isso que você divulgou eu posso estudar em casa, sem ter de pagar um curso, que está caro pra caramba, muito obrigado mesmo cara, e continue assim, o que você está fazendo está ajudando à muitas pessoas. Valeu abraço e continue assim.

  19. Lucy soms disse:

    Olá! estou chegando agora no site….o interesse pelo mandarim surgiu tipo…assistindo um filme…rsrs…enfim…gostaria de trocar informações para melhorar meu aprendizado…já falo inglês e no cel já tenho vários programinhas para ajudar na pronúncia e escrita…me add no msg: so.lucy@hotmail.com sei que me ajudarão mto!!!

  20. Roberto disse:

    Rodrigo,
    Também sou mineiro, de Belo Horizonte, mas, desde que você nasceu, vivo em Brasília.
    Me enturmei com o pessoal da Praça da Harmonia Universal http://www.phu.org.br e estou tentando aprender Tai Chi.
    Para tanto, estudo os movimentos de mestres . Já fiz alguma coisa e postei no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=Cz__K4HqDoA e http://www.youtube.com/watch?v=NJZhAXIVHYE
    Mas pretendo fazer uma apostila (inicialmente pra mim, mas pretendo compartilhar com os outros inúmeros praticantes).
    Será que você me autorizaria usar o excelente material (informacional) do seu blog (mesmo sabendo que deverei cobrar pelo trabalho e pelaimpressão da apostila)?
    Muito agradecido,

    • X-nês disse:

      Sim, você tem todo direito de usar qualquer material do blog desde que faça referência ao nosso endereço http://www.UniversoChines.com.br para cada artigo que usar.
      Alguns dos artigos aqui eu dediquei mais de uma semana nas horas vagas para pesquisar e escrever e o que faço questão é só isso.
      Se puder compartilhar comigo sua apostila eu ficaria muito grato pois sempre trabalhei com a premissa de que o conhecimento tem que ser compartilhado. Eu te forneço o que sei, você me fornece o que sabe, e o conhecimento nunca morre.
      谢谢 Roberto!

  21. Maria Luiza disse:

    Olá, amigo. Só um amigo consegue postar (ajudar ) tanta gente que gosta da mesma coisa. Seu blog é MARAVILHOSO! E só hoje o achei….como é que pode?!? Amo Tai Chi Chuan e vou tentar aprender com você, assim como o mandarim ( nem que seja para dizer “nirrau”..rsrs ). Acho que não “saio mais daqui”. Muito obrigada em nome de todos que se beneficiam de seu blog e por favor, continue…continue sempre.
    Grande abraço!

  22. Oi pessoal esse blog com certeza é maravilhoso. Eu procuro sempre informações sobre o idioma chinês porque eu tenho vontade de aprender este idioma. Eu já falo inglês e espanhol fluentes e vou me arriscar a fazer o chinês, tanto que já fiz uma reserva de curso de chinês em Pequim na China pela escola de idioma da Sprachcaffe começando dia 05 de novembro. Esse curso é bom pq além da acomodação eu vou ter direito tb a alimentação e achei legal isso!

    Vou passar pra vcs o site da escola de chinês em Pequim

    http://www.sprachcaffe.com/portugues/adultos-aprenda-chines/china.htm

    Espero que eu tenha ajudado em algo

    Bons estudos

    • X-nês disse:

      Excelente dica Carlos, vou pesquisar a respeito. Se tiver chinês de vários níveis, até eu tenho interesse!

      Boa sorte nos estudos e estamos aí para o que precisa! Abraço!

  23. Andreia Ribeiro disse:

    Olá, Rodrigo!
    Nessa semana, teremos um evento de Xangai aqui em SãoPpaulo, na FAAP e gostaria de mandar o material com informações sobre a exposição que será apresentada no MAB.
    Muito folclore e obras de mais de 40 artistas. Acho que você vai gostar.
    Qual seu e-mail para contato, por favor?
    Obrigada,
    Andreia Ribeiro

  24. Viviana Sze disse:

    Ei Ro, adorei seu blog. Muito interessante. Como não tenho mais papai e mamãe para conversar, estou praticando com seu blog. Beijim.Vivi

  25. Guilherme Dutra disse:

    Ola Rodrigo. Também sou mineiro, de Belo Horizonte. Atualmente estou morando em Shenzhen. Faz pouco mais de um mês que cheguei e cada dia é uma nova surpresa. Estudo mandarin na Universidade de Shenzhen onde forneceram materiais para um primeiro apredizado. Vim na cara e na coragem e não sabia uma palavra em mandarin. Já marquei seu blog nos favoritos e pode ter certeza que agora em diante ele será uma passagem diária obrigatória. Espero poder ajudar no futuro e se precisar de alguma coisa por aqui sinta-se a vontade em pedir. Até +

  26. luís Junior disse:

    Ni hao Rodrigo ! ni hao ma ??

    Estou surpreso com o blog, eu não sabia que era tão interessante…posso afirmar agora que estamos no nosso “mundinho” aqui. Parabéns !
    Tive a oportunidade de ler muitos comentários do pessoal e percebi que existe uma grande dificuldade em encontrar cursos de mandarim, principalmente, fora dos grandes centros, eu também sou “vítima” desse problema, aqui no Nordeste é muito difícil, então, estudo por conta própria, espero conseguir bom nível para me habilitar ao HSK em breve…Assisto os vídeos da CCTV e complemento com material disponível na web…
    Existe uma dualidade na captação de professores para o ensino do mandarim, porque muitas franquias de línguas são exigentes demais….ora, convenhamos…eles pensam que encontrar professor de mandarim seja igual aos das línguas inglesa e espanhola…eu acredito que muitos preferem trabalhar em escritórios empresariais na China …como tradutores ou intérpretes…qual tua opinião ??

    Esse foi o primeiro contato…e espero podermos ampliar ainda mais com os demais colegas aqui no blog e transformarmos o mandarim e a China como algo maravilhoso !!

    xie xie ni ! zai jian !!

    • Rodrigo Sze disse:

      你好Luis。 我听你很高兴。
      Infelizmente há muito pouco difundido no Brasil sobre aprendizado de chinês. Eu mesmo penei muito até o amadurecimento da internet. Mesmo assim não é fácil encontrar conteúdo, de música a vídeos, a livros. Como você disse, é nosso “mundinho”.
      Com relação aos prof. Em Sampa qdo fui fazer prova, uma professora de uma escola que levava seus alunos de ensino médio para o HSK, disse que há demanda por professores certificados. Tendo a disposição, eles contratam pois eles não querem tirar a matéria do curriculo das crianças, e muitos acabam indo pra um trabalho melhor. Por outro lado, já escolas de só vc falar chinês, você está contratado.. já sofri nestas escolas e a falta de organização faz com que o aluno não consiga desenvolver-se. É triste pois só percebemos isso quando estamos numa escola estruturada.
      Obrigado pela sua colaboração Luis, estamos juntos!

      多谢! 再见!

  27. luís Junior disse:

    Ni hao Rodrigo !

    Concordo contigo…realmente é pouco difundido o aprendizado de chinês no país. Acredito com a ampliação das relações Brasil – China, a língua será muito mais difundida e o surgimento de várias oportunidades no mercado de trabalho poderão ampliar os horizontes…
    Quanto a professora que você citou …eu li o comentário que você fez sobre vários alunos do colégio Sidarta em SP, no dia do exame HSK, de fato, existem muitas oportunidades, porém, as instituições devem ter cuidado para não contratar qualquer pessoa, apenas pelo fato de saber um pouco chinês e sem uma didática prática e eficaz, isso pode se transformar numa grande decepção….afirmo isso, porque nos anos 90…a língua alemã , na minha cidade,tinha poucas pessoas habilitadas para ensinar ou com conhecimento necessário para uma aula mais interessante, então, algumas escolas contratavam pessoas que moraram ou fizeram intercâmbio, era complicado…e a maioria das pessoas desistiram de seguir no curso…
    Eu assisti um video sobre uma cidade no interior de Minas e a reportagem falava exatamente na vinda de empresas chinesas para lá e o interesse dos funcionários em aprender chinês….então…novas oportunidades…novos aprendizes…isso é muito bom !!
    Você tem a lista completa de todos os caracteres e palavras exigidos para o exame HSK (1,2,3 e 4 ) ??? E tem algum exame em pdf ???

    Xie xie ! zai jian pengyou …

  28. maria aparecida meireles disse:

    Encontrei por acaso seu blog, é que minha filha quer estudar mandarim e que bom que vc é daqu de gov valadares, vou falar para ela ver. Muito legal!

  29. Renan R disse:

    Olá! Comecei a aprender a cultura chinesa e este blog esta ajudando muito!
    Obrigado por postar estes videos sobre tai chi, explicação fácil e lenta, praticar tai chi agora virou indispensável!
    Você pode postar os outros movimentos? Seria ótimo!

    Parabéns pelo blog!!
    Valeu

  30. Thiago disse:

    Olá Rodrigo, tudo certo?
    Primeiramente, parabéns!
    Sou praticante de artes marciais chinesas e o mundo oriental me fascina. Há muito venho estudando a cultura oriental e em seu site tenho lido muitos artigos que contribuem e muito com meus projetos de vida.
    Sou administrador de empresas e atualmente curso educação física, já que no Brasil para ser um profissional da MTC faz-se necessário uma formação na área da saúde como pré-requisito. Bom, enfim, meus próximos passos são aprender o mínimo necessário de mandarim para poder viajar e fortificar meus conhecimentos e seu site tem contribuído enormemente com este quesito.
    Juntamente com meu mestre fundamos uma escola de artes e cultura, a Wuji – Wujikungfu.com.br e por meio de nossa escola pretendemos difundir as práticas esportivas e terapêuticas há muito estudadas pelos seus ancestrais orientais.
    Novamente parabéns e obrigado pelo seu trabalho.

    _/\_

  31. Lucas Amorim disse:

    Olá, Rodrigo!

    Descobri seu site/blog alguns dias atrás e tenho gostado muito! Tenho estudado mandarim há alguns anos mas tenho MUITO o que aprender ainda, e o conteúdo aqui vai me ajudar. Obrigado!

    – Lucas

    P.S. Eu passei três meses em Guangzhou num estágio ano passado – adoraria escrever um post aqui para o seu blog sobre minha experiência (vi que você faz isso com alguns leitores).

    • Rodrigo Sze disse:

      Olá Lucas, o blog estava abandonado infelizmente entre mudanças de trabalho, quase de cidade e outras tantas. Mas quando possível pretendo colocar novidades.. Tem muito tempo que você postou aqui mas caso ainda tenha interesse, adoraria publicar sua experiência!

      • Lucas Amorim disse:

        Olá Rodrigo,

        Adoraria colocar minha história aqui ainda! Qual é o seu email? Vou escrever a história da minha visita na China alguns anos atrás, e daí posso mandar ela pra você.

        Abraço!

        Lucas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *