Fale Mandarim

Olá, tudo bem? Todo blog na internet se organiza de acordo com sequência que os posts são publicados. Isso não é bom para o aprendizado de línguas a não ser que você esteja me acompanhando desde que comecei a postar e seguido cada publicação. Por isso vou organizar aqui uma forma de seguir os posts de forma a construir o conhecimento de vocês. Garantindo assim um bom aprendizado, coeso, sem buracos e minimizando as dificuldades. Bem vindo ao meu curso de Mandarim 101.

Primeiro, faça download do livro texto que utilizaremos e dos arquivos de áudio. O livro de atividades é uma ótima maneira de complementar o estudo e principalmente desenvolver a escrita. Irei postar o ritmo das atividades com novos posts com vídeo e explicação das lições. A leitura do capítulo fica por conta de cada um, dediquem entre 1 e duas horas para estudar cada capítulo do livro texto e fazer as atividades ao final das lições. E sempre voltem à elas para rever o conteúdo. Cada post de lição colocarei o tempo de dedicação permitindo que você possa assim se programar para não parar no meio.

Nossos posts de aprendizado:

Como começar a estudar,  Aprendizado de mandarim no Brasil (post introdutório)

  1. Livro texto 1
  2. Livros de atividades
  3. Lição 1 (第一课):你好 – Dedicação: 10 min.
  4. Revisão Lição 1 (第一课): 你好 – Dedicação: 20 min.
  5. 2ªRevisão Lição 1 (第一课): 你好 – Dedicação: 10 min.
  6. Os 4 tons de mandarim – Dedicação: 20 min.
  7. Quanto custa isso? – Dedicação: 4 min.
  8. Pronúncia do Pīnyīn – Dedicação: 30 min.
  9. Já revisaram o ítem 6 e 8? Dedique alguns minutos para rever cada tópico e terminem de estudar lição 1 do nosso livro 新买用汉语课本.
  10. Lição 2 (第二课): 你忙吗? – Dedicação: 10 min.
  11. Páginas 16 a 23 do livro 新买用汉语课本, escutar o mp3 da lição – Dedicação: [30-50]min.
  12. Contando em mandarim (0 à 10) – Dedicação: 5 min.
  13. Revisando os tons de mandarim – Dedicação: 6 min.
  14. Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite e Tchau – Dedicação: 5 min.
  15. Livro de estudo Boya Chinese 1
  16. Cores em mandarim! – Dedicação: 8 min.
  17. 注音vs 拼音 - Zhuyin vs Pinyin
  18. Escrevendo cumprimentos em chinês! – Dedicação 10 min.

Série: Growing Up With Chinese (15 minutos cada aula)

Material Extra:
Façam perguntas em cada lição, não tenham vergonha. Suas dificuldades podem auxiliar os outros também. Lembrando que em chinês é muito importante a repetição uma vez que é uma língua completamente das latinas e anglo-saxônicas. Nenhum blog substitui um bom livro, então o objetivo aqui é te guiar ditando um ritmo e fornecendo mais recursos para o seu aprendizado. Fiquem à vontade para comentar e bom estudo!
Esta página é atualizada de tempos em tempos com os novos posts e informações para o estudo constante de mandarim.

30 comments on “Fale Mandarim

  1. Leandro Hipolito disse:

    Muito boa sua iniciativa, já há algum tempo queria aprender um 3° idioma, porém “to” com problemas para baixar o livro texto 1, ele fica caregando(…) e nunca da para salvar.
    Se puder ajudar seria ótimo! desde já obrigado

    • X-nês disse:

      Algumas pessoas tiveram o mesmo problema, mas até deixei uma anotação lá nos comentários do post do livro. Basta clicar sobre o link com o botão da direita e selecionar “Salvar como” que aí você consegue fazer o download!
      Obrigado pela visita e pelo comentário! Espero que goste de estudar chinês!

  2. Hugo disse:

    só posso dizer:
    feichang ganxie ni

    • X-nês disse:

      不用谢。Bùyòng xiè.
      我很高兴帮助你。Wǒ hěn gāoxìng bāngzhù nǐ.

  3. Sueli Suzuka Hasegawa disse:

    Seu blog é muito útil para nós, que estamos tentando aprender o idioma.
    谢谢

  4. Sueli Suzuka Hasegawa disse:

    Festival da Lua. Hoje é o dia!
    亲爱的朋友们
    中秋节快乐
    Happy Mid-Autumn Festival

  5. Willy disse:

    Por que as lições estão em inglês?

    • X-nês disse:

      Porque o material é todo importado, feito na China. As lições são da CCTV a principal emissora de TV Chinesa, que é do governo Chinês e os livros são da Universidade de Beijing. Como o inglês é o idioma mundial (e o segundo mais falado no mundo se não me engano), a grande maioria de material de qualidade para estudo de chinês está em inglês. Infelizmente para começar a aprender o chinês com acesso a mais recursos, essa é uma pequena barreira.

  6. kat disse:

    Seu blog tem sido muito útil

    谢谢

  7. Mariana disse:

    Oie! Muito obrigada e parabéns pela iniciativa, acho que seu blog está bem estruturado. Estou na China há qse dois meses a trabalho, qse voltando pro Brasil, mas como vou voltar de tempos em tempos pra cá, acho que o melhor mesmo é aprender a língua! Ganhei de um amigo daqui a versão em ingles do livro 15-minutos Chinês, da Editora DK, porém não veio com os CDs! Você por acaso não tem eles ou sabe onde eu posso conseguir os audios? É meio complicado aprender as palavras sem ouvir a pronúncia… ainda não sou uma expert em pinyin! Ah, mostrei os vídeos do Growing up with Chinese pro pessoal aqui e eles aprovaram a pronúncia da Charlotte MacInnis.Até! Zaijian!

    • X-nês disse:

      谢谢Mariana。 中国宇宙欢迎你!
      Gostaria de ouvir mais da sua experiência na China, se animar de fazer um breve resumo do que tem sido isso para vc. Esse intercâmbio de culturas é excelente para difusão de conhecimento e motivação!
      Meu primeiro livro de chinês que comprei foi esse livro de 15 minutos há cerca de 6 anos atrás. A versão brasileira acho que vem é da editora ou vem um com algo da Folha de São Paulo. Infelizmente posso ter perdido esse meu livro numa mudança de casa (talvez até esteja encaixotado ainda). E embora já o tenha visto para download online, não o encontrei numa breve pesquisa que fiz agora. Mas não deve ser difícil conseguir ele em bancas de revista de aeroporto ainda.
      Muito obrigado! Abraço!

    • Shirlene disse:

      O áudio do livro “15 minutos chinês” pode ser baixado neste link do 4Shared:

      https://www.4shared.com/rar/lzmOx-5C/15_minutos_chins_-_d1_e_d2.htm

  8. Mariana disse:

    Nihao!

    Então, já procurei também para fazer download e não encontrei… um link apenas mas estava quebrado! :-( paciência, vou encontrar e comprar na volta pra casa…

    Esta vinda para a China sem dúvida é uma experiência única… já morei na Inglaterra, também a trabalho, antes da China passei pelo Vietnam, mas apenas dois dias, não deu para sentir muito da cultura…
    A China é um mundo a parte, é diferente de tudo. Tudo é único nesse lugar. Comida, bebida, hábitos de trabalho… mas as pessoas são fantásticas. Muito amigáveis e gentis. Mas a barreira da língua é muito grande. Apenas os mais jovens falam inglês e na maioria das vezes apenas os que precisam do inglês para trabalhar (não é diferente do Brasil, claro!) mas o negócio é que como a escrita é diferente (!!) a coisa fica bem mais difícil. Na chegada, no aeroporto de Qingdao, fui abordada por um taxista “pilantra” (mto comum por aqui). Eu tinha apenas o endereço do Hotel em inglês e o cara falou que sabia onde era… resultado… paguei 200 RMB por uma corrida que valia 80 no máximo e fui parar num hotel que não era o meu, na realidade um hotel que estava sendo “reconstruído”! O taxista lógico me largou e foi embora e eu entrei quase em pânico. Por sorte 2 almas que falavam inglês cruzaram meu caminho e me colocaram num taxi que me levou pro hotel correrreto. Claro que deu tudo certo, pq sempre dá… mas se eu fosse escrever um livro “Visitando a China – manual de primeira viagem para quem não fala Chinês” a primeira lição seria… sempre tenha em mãos o endereço e o nome do local que vc quer ir em CHINÊS. Ah, e o telefone do lugar do local tb… o taxista pode não entender onde é e é sempre melhor ele falar com alguém antes! Só assim você garante que vai chegar no destino correto! E outra… nunca pegue um taxi de alguém que vem falar em inglês com vc… isso é mto comum em aeroportos… vá pra fila onde os outros habitantes locais esperam pelo taxi…
    Acho melhor em criar um blog com as minhas aventuras… os meus posts no seu blog são muito grandes, eu sou mto tagarela.
    Bjos até a próxima.
    Zaijian!

  9. Francisco Vorcaro disse:

    X-nês,

    Parabéns pelo seu blog, estou realmente muito feliz de tê-lo encontrado. Eu estudo e pratico a Medicina Tradicional Chinesa a mais de 10 anos e estou estudando o mandarim para que possa aperfeiçoar os meus estudos na China.

    Vou acompanhar e indicar o seu blog. Se você tiver o email da Mariana, escreva para ela e peça que ela escreva a mim, pois eu tenho esse curso de chinês e também comecei estudando por ele. 回见。
    Francisco.

  10. X-nês, o livro xiaowanzi (O pequeno Princípe) em chinês não está mais disponível, porém eu gostei da idéia de tê-lo comigo e o encontrei neste site: http://www.xiaowangzi.org/xiaowangzi.pdf espero que a galera possa aprecia-lo.

    Abraços!

    • X-nês disse:

      Valeu a dica francisco!!!

      Vou alterar o link do blog! Muito obrigado!

  11. Olá X-nês,

    Hoje eu vim aqui pedir uma ajudinha. Eu estou estudando aquele livro 15 minutos chinês, onde já aprendi conversação para algumas situações cotidianas do dia-a-dia, mas eu sinto que preciso escrever para fixar um pouco melhor o aprendizado, pois além de ouvir e falar, quero poder escrever, caso não seja entendido em minha pronúncia.

    O que você sugeriria escrever de cada lição?

    Abraços, Francisco.

  12. Lucy Soms disse:

    Olá, estou chegando agora…apesar de já estar com 27 anos, decidi aprender…sem pressão…mas por pura curiosidade…já sou fluente em inglês..então quero acrescentar mais esse idioma que tanto me chama a atenção e admiro!! :)

  13. Leandro Oscar disse:

    muiot bom. Valeu

  14. Victor Fernandes disse:

    Rodrigo Estou com uma dúvida, devo comprar um dicionário português-chines com pin yin, ou tanto faz se for sem?

    • X-nês disse:

      Pinyin é uma ferramenta estremamente educacional e sempre que possível é bom ter acesso. Principalmente em dicionários que tem exemplos de frase, quando a frase vem em hanzi e pinyin, sempre dá para aprender mais uma palavra ou gramática nova.

  15. Ohama disse:

    ótima iniciativa estava a procura de uma ferramenta que pudesse me guiar, e gostei

  16. Lucas disse:

    X-nes, voce vai postar os volumes do new practical chinese reader do 3 ao 6 para download? se nao, aonde eu posso conseguilos? eh possivel aprender chines com esses livros?

    • X-nês disse:

      O ultimo que consegui foi o 3 com um amigo do vietnã. Vou posta lo ainda mas são otimos livros. Estudo por eles. São padrão mundial para ensino. Se alguém mais conseguir e me avisar eu coloco aqui tb.

  17. Lucas disse:

    umhum, eu pesquisei e so achei do 3 em diante pra comprar =/, tu aprendeu soh com esses livros?

    • X-nês disse:

      De teoria usei estes livros e um pouco dos outros que coloquei aqui como reforço. Mas ate 3 meses atrás estudava direito em escolinha. Estes livros São usados na HuaWen que também tem todos para venda. Já vi outros livros mas que não achei didatico.

  18. Lucas disse:

    HuaWen, eh Brasileira? vale apena compra-los? e eu preciso de mais oque pra aprender o idioma? tu fala fluente? comecei hj, vou fazer uma ou duas lissoes do livro por semana, ta bom assim>

  19. Shirlene disse:

    Obrigada pelos compartilhamentos X-nês… estou aprendendo mandarim e o conteúdo que você disponibiliza tem me ajudado bastante. :)

  20. Lucas Amorim disse:

    X-nês, obrigado por fornecer esse recursos! Vão me ajudar bastante em meus estudos.

  21. Shay disse:

    Muito bacana, :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *